Comprar Cogumelos
Comprar Cogumelos
Seja bem-vindo(a) ao novo Blog da Fungo!

Cogumelos e tempo de preparo

Fungo de Quintal
01/03/2023

Você conhece as formas mais tradicionais de preparar cogumelos? E o tempo ideal para preparo?

Hoje nós vamos ensinar para você esses passos tão importantes para fazer pratos perfeitos! 🤩🍄

Os cogumelos são a parte frutífera dos fungos e vêm sendo cada vez mais consumidos em todos os tipos de dietas. Eles são opções maravilhosas para pessoas vegetarianas, veganas ou até mesmo quem deseja diminuir ou equilibrar o consumo de carnes. 

Existem diversas receitas incríveis que podem ser feitas com os vários tipos de cogumelos comestíveis. E em todas elas, é fundamental utilizar uma boa forma de preparo e tomar cuidados essenciais para que fiquem com as melhores texturas e sabores. 

Então, confira agora mesmo as nossas dicas de como cozinhar cogumelos deliciosos! Aqui você vai aprender todos os processos para criar pratos fenomenais! 👩🏻‍🍳👏🏽

Melhores formas de conservar os cogumelos 🍄

Para começar a aproveitar os benefícios dos cogumelos para a sua saúde como ação antioxidante, vitaminas, minerais, proteínas e baixo sódio, você precisa saber desde a melhor forma para conservação e armazenamento até o preparo final. 

E conhecer o passo de conservação e armazenamento é essencial para que seus cogumelos não estraguem ou percam textura. A primeira dica é mantê-los na embalagem vedada ou colocá-los em um recipiente fechado, como vasilhas, potes ou sacos plásticos que fecham. 

Caso você precise abrir a embalagem, a dica é embrulhar os cogumelos em papel toalha para mantê-los secos e aumentar sua durabilidade. Na embalagem fechada o tempo de armazenamento é de aproximadamente 10 dias. E, atenção, em ambos os casos eles devem ser guardados na geladeira! 

como limpar cogumelo com papel toalha

Se você notar que os cogumelos estão com aparência viscosa ou que apresentam algum cheiro desagradável são sinais de que eles não estão mais bons para serem consumidos. Fique de olho! 🕵🏻‍♀️👀

Posso congelar os cogumelos? 🧊

Muitas pessoas se perguntam se podem congelar os cogumelos para irem adicionando aos poucos nas receitas e a resposta é sim! Mas é importante saber que o processo de congelamento sempre vai diminuir um pouco as características dos cogumelos, tanto relativas ao sabor quanto à textura. 

Se você quiser congelar pode fazer o processo tanto com eles in natura quanto preparados. No processo in natura corte-os ao meio, em fatias ou de acordo com o modo que você vai utilizá-los e congele-os. Para descongelá-los vale fazê-los direto na panela para aproveitar o caldo do descongelamento que é rico em sabor e nutrientes. 

No caso de você preferir congelá-los já prontos, você pode temperá-los como preferir e cozinhá-los al dente, ou seja, com textura firme. Também podem ser descongelados direto na panela de preparo ou até mesmo no micro-ondas.

Como cozinhar cogumelos da melhor forma 🤔

Existem várias técnicas para fazer os cogumelos ficarem ainda mais gostosos. Agora nós vamos mostrar quais são as formas mais utilizadas de cozinhar cogumelos e quanto tempo dura cada uma delas! 

Grelhados 

Fazer cogumelos grelhados é supersimples, basta pré-aquecer a frigideira ou panela em fogo alto e acrescentar os cogumelos. Doure-os de 2 a 4 minutos em cada lado e pronto, é só aproveitar! 

Se você quiser pode fazê-los grelhados também direto na grelha da churrasqueira, não há quem resista! 

🧑‍🍳 Dica do Chef: Filés de eryngui grelhados com açafrão

Assados 

Essa é uma ótima maneira de fazer cogumelos sem ter muito trabalho. É só colocá-los em uma forma, acrescentar azeite ou manteiga, sal e temperos a gosto. O tempo de preparo é no fogo baixo ou médio entre 15 e 20 minutos. Ficam deliciosos!

🧑‍🍳 Dica do Chef: Hambúrguer de portobello gigante assado na grelha

Refogados

Nesse modo de preparo os cogumelos soltam mais água, perdem o volume, mas o sabor fica bastante concentrado. Basta ficar atento à quantidade para não faltar e deixar refogando cerca de 6 a 10 minutos em fogo médio ou baixo. Você pode fazê-los com cebola e outros temperos de sua preferência! 

🧑‍🍳 Dica do Chef: Shimeji branco ou negro refogado com salsa e cebolinha

Airfryer

Esse é um modo super prático de cozinhar seus cogumelos! É só cortá-los e temperá-los da maneira como você preferir e assá-los até eles ficarem dourados. Em média costuma durar cerca de 8 a 14 minutos em 250°C. 

🧑‍🍳 Dica do Chef: Cogumelo paris recheado com queijo.

Empanados

Fazer cogumelos empanados é garantia de sucesso! Tanto as crianças quanto os adultos vão amar! Basta temperá-los e empaná-los com farinha de rosca, pão, milho ou mandioca. Depois fritá-los em óleo quente aproximadamente por 2 a 4 minutos. 

🧑‍🍳 Dica do Chef: Cogumelo paris empanado – receita aqui.

Micro-ondas

Você pode cozinhar seus cogumelos no microondas, mas saiba que esse método afeta bastante a textura e consistência. Para fazê-los, coloque-os em um recipiente apropriado, acrescente os temperos, azeite e deixe-os no microondas por volta de 2 a 3 minutos. 

🧑‍🍳 Dica do Chef: Batata assada com cogumelo portobello

Esperamos que você aproveite nossas dicas e faça receitinhas deliciosas! ❤️☺️

E para conferir mais receitas incríveis explore a seção Receitas em nosso blog da Fungo de Quintal

Fungo de Quintal

Você também pode gostar…

Como preparar cogumelos na AirFryer

Como preparar cogumelos na AirFryer

Você provavelmente é adepto ou já ouviu falar dos benefícios da AirFryer para a saúde, certo? Isso porque desde que surgiu ela vem conquistando os corações e estômagos de muitas pessoas.  Existem diversos modelos, tamanhos e marcas de AirFryer para todas as...

Posso congelar os cogumelos?

Posso congelar os cogumelos?

Olá, CoguLovers! Hoje trouxemos uma das maiores dúvidas dos consumidores de cogumelos: posso congelar os cogumelos? A resposta é SIM! Mas é importante saber que o processo de congelamento sempre vai diminuir um pouco as características dos cogumelos, tanto relativas...

News

Digite seu WhatsApp e fique por
dentro de nossas novidades