Oieeeee, CoguLovers! 😍🌱
Se você sempre teve curiosidade sobre o cultivo de cogumelos e nunca teve coragem de perguntar, aqui é o lugar ideal para você!
Cultivar cogumelos em casa é uma oportunidade de acompanhar processos fantásticos! Isso porque, cada etapa da produção de fungos comestíveis é bastante mágica e especial. No entanto, é uma tarefa desafiadora que precisa ser realizada com muita atenção e cautela.
Apesar da produção não ser tão simples, vale a pena saber mais sobre o cultivo caseiro de cogumelos e contar com os nossos cogumelos frutos de pequenos produtores, da Fungo de Quintal, pois eles são de qualidade premium e sem transgênicos! 🙌🏻🌟
Preparação do substrato
A primeira etapa na produção de fungos comestíveis é a preparação do substrato que serve como meio de crescimento para os esporos. Geralmente, podem ser utilizados serragem, palha e grãos diversos. Como diferentes espécies de cogumelos requerem substratos específicos, pesquise sobre a sua espécie de escolha para entender suas necessidades e criar um ambiente propício ao seu desenvolvimento. 🌿⬆️
Inoculação, colonização e frutificação
Após a preparação do substrato, o próximo passo é a inoculação dos esporos no meio de cultivo. Para isso, é necessário um ambiente estéril para evitar a contaminação por bactérias ou fungos indesejados. Quando o micélio se espalha pelo substrato é chamado de colonização. E, por fim, após o substrato estar totalmente colonizado acontece a frutificação e o ambiente precisa estar sempre bastante úmido e com temperatura adequada.
Tá pronto para explorar o universo de experiências e colher cogumelos frescos diretamente na sua casa? 👩🏽🌾👨🏻🌾💯
Acesse: