Que os cogumelos comestíveis são deliciosos todo mundo sabe, mas você já se perguntou como funciona o cultivo e produção desses fungos maravilhosos? 🍄
Aqui você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre a origem e as etapas do cultivo. Também vai aprender sobre a produção moderna e ter o privilégio de conhecer nossos produtores, da Fungo de Quintal.
Essas informações preciosas vão fazer você ficar ainda mais encantado pelo universo dos cogumelos. Isso porque, os fungos são fantásticos em todas as fases do seu ciclo de vida.
Então, acompanhe o conteúdo para conhecer mais sobre o cultivo e produção de cogumelos. Venha com a gente e inspire-se! 💚
Etapas do cultivo
Vamos começar apresentando para você as etapas do cultivo de cogumelos. 🧑🌾
Etapa 1 – Compostagem
O ciclo de cultivo dos cogumelos é iniciado com o composto orgânico. A preparação do composto começa com uma mistura de material orgânico, com diversos tipos de palha, adubo, água e gesso. A palha serve de estrutura do composto, o gesso garante a acidez adequada (controle de ph) e o adubo entra como forma de nutrientes. 🌱
Esse material é fermentado naturalmente por alguns dias, para que os nutrientes se tornem disponíveis para os cogumelos. Antes de passar para a próxima etapa, o composto é pasteurizado em um túnel quente, para evitar contaminação com qualquer tipo de bactérias, larvas, fungos concorrentes e pragas.
Etapa 2 – Inoculação
Após a pasteurização, as “sementes” que dão origem aos cogumelos, chamadas esporos, são misturadas no composto. O micélio cresce rapidamente, permeando completamente todo o composto, o que significa que está pronto para irem para as estufas.
A maioria dos cultivadores de cogumelos não produz sua própria semente, pois é um processo muito sofisticado. Empresas especializadas produzem a semente inoculando grãos com esporos em laboratório.
Etapa 3 – Revestimento
O composto amadurecido é armazenado em sacos e blocos, para que possam ser distribuídos uniformemente em diversas prateleiras dentro das estufas.
Na foto, O Alexander (fundador da Fungo) está dentro de uma estufa de cogumelo paris.
Na sequência, uma camada de turfa é adicionada no topo do composto, e a água é borrifada ao longo dos dias para mantê-lo sempre úmido.
Etapa 4 – Frutificação
Nos dias seguintes, o micélio começa a aparecer em toda a superfície do composto, e em mais alguns dias, cada pontinho de micélio incrivelmente começa a ganhar a forma e o corpo de um cogumelo.
Etapa 5 – Colheita
Uma vez que os primeiros cogumelos nascem, a colheita começa maravilhosamente, e se faz necessária todos os dias. O ritmo de produção se inicia de forma acelerada nos primeiros dias, seguida por uma calmaria de mais alguns dias.
Então, na mesma estufa, dias depois, um segundo pico de produção acontece, seguido novamente por mais uma calmaria. E por fim, um terceiro pico ocorre nas últimas semanas de ciclo do mesmo lote de composto, quando as últimas colheitas são feitas, antes de esvaziarem a sala com o composto velho e iniciar o ciclo tudo de novo.
Produção moderna
A produção moderna de cogumelos começa com a utilização dos substratos orgânicos. Produzir fungos comestíveis de forma controlada é uma verdadeira arte!
Devido ao cultivo exigir condições específicas, em relação à temperatura e umidade, é imprescindível que todos os processos sejam feitos com carinho e atenção.
Por isso, aqui na Fungo de Quintal, estamos presentes e atentos em todas as etapas, fazendo controle de qualidade desde o cultivo até a entrega final de nossos cogumelos.
E aí, você sabia o processo de cultivo de cogumelos? 🤔🍄🌱
Escolha seus cogumelos preferidos na Fungo de Quintal! 🛒🤎