Comprar Cogumelos
Comprar Cogumelos
Seja bem-vindo(a) ao novo Blog da Fungo!

O que é Umami? Descubra sobre o quinto sabor do paladar

Fungo de Quintal
30/01/2023
O_que_é_Umami__Descubra_sobre_o_quinto_sabor_do_paladar_(1)

Você já ouviu falar sobre Umami? 🤔

Quem ama entender sobre gastronomia e adora cozinhar precisa conhecer e utilizar o quinto sabor em seus preparos! 🍄🍅

Sabemos que ao evoluirmos nas práticas culinárias vamos aprimorando nossas técnicas com foco no sabor, equilíbrio e ponto ideal de cozimento.

E, para fazer receitinhas deliciosas, aprender e saber aplicar o Umami é fundamental. Você vai perceber como os pratos ficam primorosos e também poderá verificar a satisfação do paladar através da reação de seus convidados e família.

Pensando nisso, hoje preparamos para você um conteúdo especial sobre o que é Umami. Aqui você vai aprender sobre quais alimentos naturais têm Umami e qual a finalidade de utilizá-los em suas receitas. Confira! 💚

O que é Umami

A palavra Umami vem da combinação das palavras, em japonês, Umai (delicioso) e Mi (gosto), então, seria o equivalente a dizer, em português, que um alimento com Umami possui um gosto delicioso.

Umami é um dos cinco gostos básicos do paladar humano. Assim como o doce, salgado, azedo e amargo, nosso paladar também consegue identificar com a língua este sabor maravilhoso. 🤤🤤🤤

O principal representante do sabor Umami é o aminoácido glutamato e possuímos em nossa língua humana receptores específicos para ele. Foi através desta descoberta científica que o sabor Umami foi reconhecido, nos anos 2000, pela comunidade.

Mas o Umami foi descoberto e divulgado aproximadamente 100 anos antes de ser reconhecido cientificamente, pelo professor Kikunae Ikeda, no ano de 1908, mais precisamente em 25 de julho de 1908. 

E, desde que começou a ser popularizado, a busca para integrar o Umami nos preparos gastronômicos só aumentou. Atualmente, ele é estimado por pessoas do mundo todo, sendo muito utilizado na gastronomia mundial.

Alimentos naturais que têm Umami

Agora que você já sabe o que é Umami, vamos conhecer quais alimentos naturais possuem o quinto sabor? Saiba mais a seguir! 

🍄 Os cogumelos são um dos poucos alimentos naturais que são ricos em Umami. Todos proporcionam a experiência deliciosa causada ao paladar pela combinação do glutamato com os sabores e aromas originais dos ingredientes.

Existem opções naturais de alimentos que podem ser combinadas com os cogumelos e que também têm Umami, como a cebola, o tomate, queijos, repolho chinês, berinjela, alcachofra, espinafre, peixes, frutos do mar e a alga marinha kombu. 🍅🧅🧀🍆

Não é todo mundo que sabe, mas o primeiro encontro que temos com o sabor Umami é através da ingestão do leite materno. Sim, é isso mesmo! O leite materno é muito rico no quinto sabor clássico e aproxima-se da complexidade do gosto dos caldos orientais. 

Potencializando o sabor dos alimentos com Umami

Apesar da palavra Umami ter origem japonesa, você pode encontrar receitas culinárias do mundo todo, não apenas em pratos do Japão ou orientais. Os alimentos saborosos que possuem Umami podem ser apreciados por pessoas ao redor do globo inteiro. 🌎

O gosto Umami é tão potente que pode ser detectado por toda a boca humana e pelas papilas gustativas da língua, independentemente de sua localização. Com ele, é possível potencializar o sabor dos alimentos. 🌟

Ele possui alto teor de glutamato, um intensificador de sabor com potencial de ser um elemento de ligação entre todos os ingredientes, que atribui profundidade e equilíbrio sensorial para uma refeição se tornar deliciosa.

Após comermos um alimento com Umami, como os cogumelos, o sabor permanece na nossa língua, causando uma sensação de bem-estar incrível! 😍

Dessa forma, ao utilizar ingredientes como os cogumelos e outros alimentos naturais que possuem Umami, você estará induzindo a produção de saliva, estimulando o palato, a garganta e a parte de trás da boca, proporcionando um sabor divino aos seus pratos.

Reduzindo o uso do sal com o Umami

Como apresentamos nos parágrafos anteriores, alimentos com Umami, como os cogumelos, são ingredientes chave em qualquer estratégia de nutrição devido ao fato de possuírem o quinto sabor em sua composição.

O químico e professor Kikunae Ikeda, constatou que os alimentos que possuem o aminoácido ácido glutâmico, têm o sal natural conhecido como glutamato monossódico.

E não é à toa que este sal passou a ser utilizado para realçar o sabor e aroma dos pratos, afinal, ele é um dos principais responsáveis pelo sabor Umami.

Desse modo, com o auxílio do Umami, é possível reduzir o teor de sal nos alimentos, sem perder a qualidade da experiência gastronômica. Assim, você consome refeições mais saudáveis e extremamente saborosas. 💚

Esta é uma excelente alternativa para quem foi diagnosticado com osteoporose, sobrepeso, obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares e doenças renais crônicas.

Além disso, diminuir o consumo de sal pode contribuir na prevenção de doenças. E ao utilizar o Umami natural dos alimentos seu organismo funcionará mais adequadamente. 

Portanto, não deixe de aproveitar as maravilhas do sabor Umami, consumindo nossos cogumelos orgânicos ricos em glutamato monossódico, direto das mãos dos produtores!

🌐 Acesse o nosso site e conheça todos os nossos produtos.

Fungo de Quintal

Você também pode gostar…

Como preparar cogumelos na AirFryer

Como preparar cogumelos na AirFryer

Você provavelmente é adepto ou já ouviu falar dos benefícios da AirFryer para a saúde, certo? Isso porque desde que surgiu ela vem conquistando os corações e estômagos de muitas pessoas.  Existem diversos modelos, tamanhos e marcas de AirFryer para todas as...

Posso congelar os cogumelos?

Posso congelar os cogumelos?

Olá, CoguLovers! Hoje trouxemos uma das maiores dúvidas dos consumidores de cogumelos: posso congelar os cogumelos? A resposta é SIM! Mas é importante saber que o processo de congelamento sempre vai diminuir um pouco as características dos cogumelos, tanto relativas...

News

Digite seu WhatsApp e fique por
dentro de nossas novidades