Você também é apaixonado por strogonoff, assim como nós da Fungo de Quintal? 😍💕 Então aqui é o lugar ideal para você!
O strogonoff é uma receita clássica que conquista o coração de inúmeras pessoas ao redor do mundo. Isso porque, ele é um prato gostoso, fácil de preparar e bastante versátil.
Existem diversos ingredientes que você pode adicionar para fazer o strogonoff perfeito para você, amigos e família. Para além da receita carnívora feita com carne de boi ou frango, você pode fazer diversos tipos de estrogonofe, até mesmo vegetarianos e veganos.
As combinações são infinitas, basta usar um pouco de criatividade para inovar ou seguir algumas orientações e referências.
Então, confira o guia do strogonoff com cogumelos que preparamos especialmente para você e aprenda tudo o que você precisa saber sobre o estrogonofe para arrasar nos seus preparos! 🔍👀💖
Origem do strogonoff
De acordo com relatos históricos, o estrogonofe foi criado na Rússia por um chef francês que trabalhava para a família Stroganov, porém, existem diferentes versões da história. Segundo historiadores da gastronomia, a família Stroganov que possivelmente deu origem ao nome do prato, possui origem anterior ao ano 1500.
Segundo essa teoria, o nome Stroganov foi posteriormente sendo adaptado para outras línguas e gerou as variações que conhecemos hoje, como a palavra Strogonoff. No entanto, na enciclopédia de culinária Larousse Gastronomique, a origem do nome é relacionada com o verbo strogat que vem do russo e significa algo como “cortar em pedaços”.
Não é fácil saber qual Stroganov foi o criador da receita. Algumas versões da história apontam o conde e diplomata Pavel Stroganov que foi bastante atuante no reinado de Alexandre I (1777-1825) como o criador do prato ou um de seus cozinheiros franceses. Outra versão atribui a criação a um outro membro da mesma família que foi frequentador da corte de Pedro, o Grande (1672-1725).
O que se sabe, de fato, é que na Rússia czarista do século XIX existia uma receita feita com pedaços de carne, creme azedo de leite, cebola e sal. E a adição de páprica, mostarda e champignons, às vezes é atribuída ao cozinheiro francês Thierry Costet, que viveu na Rússia na mesma época.
Durante a revolução russa de 1917, quando os aristocratas emigraram em fuga do país, levaram com eles a receita e foi quando o prato se internacionalizou. Durante a guerra, os soldados russos levavam carne cortada em tiras em uma mistura de sal grosso e aguardente e depois fritavam a carne com cebola e creme azedo.
Independentemente qual é a origem exata e o momento de criação do prato, o strogonoff ilustra o intercâmbio cultural entre os aristocratas russos e a França, principalmente com Paris, local onde muitos russos iam estudar. Na Rússia era comum ter empregados franceses, e até o idioma era utilizado em casa, festas e reuniões.
O estrogonofe ganha o mundo 🌎
Quando chegou no continente americano o strogonoff se popularizou graças a restaurantes abertos por imigrantes, antigos membros do Ballet Imperial Russo, como o Russian Tea, aberto em 1927, em Nova York. E depois da Segunda Guerra Mundial, a popularidade do estrogonofe deslanchou.
O prato popularizou-se ao redor do mundo ganhando várias adaptações da receita original. No Brasil o auge do estrogonofe foi na década de 1970, no início era considerado um prato de festa, requintado, e com o passar do tempo, tornou-se um prato mais cotidiano. Hoje em dia está presente em todos os lugares.
Você pode servir strogonoff com diversos acompanhamentos como arroz, purê, batata frita, batata palha, salada de repolho, tomates e vegetais. Há versões bastante inusitadas pelo mundo, no Reino Unido e Austrália o acompanhamento é macarrão. O prato é servido com salsichas e conservas nos países nórdicos como Suécia e Finlândia.
Como fazer strogonoff?
Para fazer um bom strogonoff é imprescindível escolher os melhores ingredientes e combiná-los considerando o mix de sabores e texturas. Veja nossas dicas para fazer um estrogonofe perfeito!
Como escolher os cogumelos para o seu estrogonofe?
Na hora de escolher os cogumelos para sua receita, é fundamental considerar com quais sabores e texturas você vai combiná-los. Alguns possuem textura mais firme como o shitake e outros mais macia como o paris. Preste atenção também se você quer um cogumelo com sabor mais marcante ou com sabor mais suave.
Qual carne escolher?
Se você optar pelo tradicional strogonoff de carne, é importante que escolha uma carne macia e de qualidade, como, por exemplo, o filé mignon. Lembre-se que a textura da carne não deve ser dura, pois afeta a experiência do prato, portanto, se escolher outros cortes menos macios, prolongue o tempo de cozimento, remova os nervos e excesso de gordura.
Como fazer strogonoff vegano?
Você pode fazer strogonoff vegano com diversos alimentos substitutos da carne. É possível utilizar palmito, grão de bico e nossos queridinhos cogumelos. Também é importante conferir os substitutos ao creme de leite que indicaremos adiante.
Alternativas ao creme de leite no molho
Como alternativas ao creme de leite, você pode utilizar no seu estrogonofe vegano, diferentes tipos de leites vegetais como de arroz, de aveia, de amêndoas, de coco ou de soja. Após escolher o tipo de leite vegetal é só fazer o creme. Se preferir comprar o creme de leite vegetal pronto, existem algumas opções no mercado.
Como fazer o molho de strogonoff?
Para fazer o molho de strogonoff você pode seguir as receitas tradicionais ou inovar com ingredientes diversos. Os mais tradicionais levam creme de leite ou sour cream (creme azedo), conhaque, mostarda dijon e molho inglês. Mas você também pode fazê-lo com kettchup, mostarda, molho de tomate, shoyu, páprica e demais condimentos ou temperos de sua preferência.
A importância de escolher cogumelos frescos 🍄
Para sua receita de strogonoff ficar ainda mais especial, preste atenção na hora de escolher e comprar os cogumelos. É bastante importante que você escolha cogumelos frescos, pois eles são mais saborosos e apresentam texturas mais interessantes.
Repare também se o cogumelo está bom para ser consumido. Evite utilizar se estiver com muita umidade na bandeja e pontos brancos ou pretos no chapéu. Além disso, os cogumelos não estão bons para o consumo caso apresentem muita viscosidade.
Ao escolher cogumelos in natura você estará fazendo a melhor opção para sua receita ficar mais deliciosa e, também, para ficar ainda mais saudável. Dessa forma, você fugirá dos aditivos químicos prejudiciais para a saúde que contém nas conservas.
Depois de tanta informação valiosa sobre esse prato saborosíssimo e tradicional, tá esperando o que para colocar os cogumelos no carrinho? 🛒🍄
📲 Você pode comprar pelo site ou pelo WhatsApp: (11) 99271-4446